Discutindo o Artigo de Renata Guarido_A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação
740 palavras
3 páginas
Discutindo o artigo de Renata Guarido, cujo tema é: "A medicação do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação". Este artigo nos mostra as relações que há entre sofrimento psíquico e desenvolvimento escolar. Também nos apresenta que houve um excesso de diagnósticos psiquiátricos, e que a industrialização de medicamentos vem lucrando com as vendas de medicamentos anti-depressivos.Segundo o artigo, já existem mais de 500 tipos de transtorno mental e do comportamento, e muitas vezes qualquer comportamento diferente que a criança apresenta já é visto como transtorno mental e logo já são diagnosticadas. O que na verdade é apenas um modo que pode ser tratado com diálogos e outros meios que dispensam os medicamentos. Isso também ocorre com os adultos que tornam dependentes de medicamentos, acreditando que se busca a felicidade através de remédios.
As pessoas que apresentam sintomas de transtorno mental, são tratadas através de um manual que surgiu através de pesquisas no campo da psiquiatria o DSM III, esse programa de "Diagnóstico dos manuais" constitui uma operação de classificação e distribuição dos sintomas em quadros regulares de transtornos. . E é na aplicação do manual, que determina o relato pontual do indivíduo, sua nomeação e seu tratamento.
O governo norte americano investiu incentivo econômico para pesquisas na área da psiquiatria. Com esse investimento aumenta o interesse das indústrias farmacêuticas e das grandes seguradoras de saúde. Daí surge o grande crescimento da medicação na psiquiatria. Enquanto que a psiquiatria clássica defendia o subjetivo e o tratamento era basicamente de fenômenos psíquicos não codificados, a psiquiatria contemporânea considerava os fenômenos mentais como processo humano natural e objetivo, associados à química cerebral regulado apenas pelo uso de remédios.
Sabemos que as condições financeiras interferem muito no tratamento psíquicos e de outras doenças. Nercy citou no fórum: