Discuss Es Ajudam A Elevar Qualidade Da Produ O Na USP
Publicado em Pesquisa, USP Online Destaque por Breno França em 28 de março de 2014 |
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Um espaço dedicado aos alunos que precisam de orientação para a produção de seus trabalhos discutirem seus métodos de pesquisa. Essa é a concepção que originou os encontros Discussões Metodológicas, promovidos pelo Observatório USP de Educação e Pesquisa Contábil, sob a coordenação do professor Gilberto Martins da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
O projeto criado para debater métodos e propostas de pesquisa surgiu por iniciativa do professor em harmonia com as ações da Universidade para incentivar a melhoria na qualidade dos trabalhos publicados por seus alunos e professores. “Se compararmos a quantidade de mestres e doutores formados pela USP com as principais universidades norte-americanas, percebemos que a USP forma um número muito maior, mas ainda nos falta melhorar a qualidade dos artigos para ganharmos mais relevância no cenário internacional”, afirma Martins.
No fundo é isso que a gente discute: caminhos para o trabalho científico. Não o conteúdo, mas os métodos.
Os alunos interessados em apresentar seus trabalhos se inscrevem através do site do Observatório em datas e horários que estejam disponíveis e aguardam a confirmação. No dia da discussão, os participantes têm de 20 a 25 minutos para se apresentar. Depois disso, a palavra é aberta para que a plateia possa sugerir caminhos e problematizar a pesquisa, indicando métodos que possam enriquecer aquele trabalho.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
O docente conta que os encontros são abertos para alunos de graduação e pós-graduação, mas são mestrandos e doutorandos que geralmente se interessam em participar.
O professor lamenta ainda que a procura seja quase exclusiva por parte dos feanos, pois, segundo ele, os campos do conhecimento podem ser diferentes uns dos outros, mas metodologicamente se