Discursos filosoficos
O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua critica razão, com a argumentação lógico-racional.Exemplo: O texto abaixo tem características do discurso filosófico;
Toda a arte e toda investigação, bem como toda ação e toda a escolha, visam a um bem qualquer; e por isso foi dito, não se razão, que o bem é aquilo a que as coisas tendem. Mas entre os fins observa-se uma certa diversidade: Alguns são atividades, outros são produtos distintos das atividades das quais resultam; e onde há fins distintos as ações, tais fins são, por natureza, mais excelentes do que as ultimas.
Mas como muitas são as ações,artes e ciências, muitas também são as finalidades. O fim da medicina é a saúde, o da construção naval de navios (...). Se existe, então para as coisas, algum fim, que desejamos por si mesmo e tudo mais é desejado por causa dele; e se nem toda coisa escolhermos visando à outra (porque se fosse assim, o processo se repetiria até o infinito, e inútil e vazio seria o nossa desejar), evidentemente tal fim deve ser o bem, ou melhor, o sumo bem. (ARISTÓTELES, 2006, p.17).
Comparação com o discurso religioso discurso religioso é o que fala sobre o conceito de algo já pré - existente. O filosófico é aberto.Tenta-se ,através dele,chegar-se ao senso comum.
Características de um discurso filosófico
Ele deve evitar reduzir o texto a uma única dimensão, por exemplo a argumentação ou a análise conceptual. A filosofia argumenta, mas não deve ficar reduzida à argumentação. Além do mais, esta dimensão nem sempre é visível: pode ser "trabalhada" através de outros modos de expressão, como a ironia, o sarcasmo de Nietzsche, ou a exortação e edificação de Epicteto.
Um texto é um conjunto complexo, não apenas dividido em secções e folhas, mas também prisioneiro duma linearidade característica do