Discursiva G1 Cultura Religiosa
1. Recentemente, o Papa Francisco afirmou que a teoria do Big Bang e a Teoria da Evolução não excluem a realidade de um Deus Criador. Tal fato parece ser uma novidade na relação entre a Igreja e a ciência. Historicamente, quais os grandes entraves ou dificuldades para se estabelecer uma relação de diálogo crítico mas construtivo entre ciência e religião? Que caminhos poderiam ser seguidos para se estabelecer uma relação mais próxima entre Religião e Ciência? Apresente pelos menos dois deles, dissertante sobre os mesmos com bons argumentos. Já foi enviada! Valendo 0.3 pontos.
Como deu para compreender no texto, historicamente há uma grande dificuldade para se estabelecer um diálogo entre ciência e religião. Um exemplo contemporâneo pode ser encontrado na discussão entre o evolucionismo e a teoria do desígnio inteligente, ou criacionismo. Acredito que se para obter um dialogo critico, mas construtivo entre ciência e religião é preciso considerar atentamente qual teoria cientifica se tem em mente, qual interpretação teológica é suposta e qual visão geral da relação entre ambas é pressuposta.
Acredito que um dos caminhos que poderiam ser seguidos para que a ciência e a religião estabelecessem uma relação mais próxima seria criar um campo interdisciplinar onde à ciência e a religião trabalhasse lado a lado mostrando que não são incompatíveis, mas que um não anula o outro, contudo reunindo conteúdos teólogos quantos cientistas. Sabe-se que a concepção de que educação religiosa e educação cientificam são independentes e complementares, dado que a ciência e religião respondem a distintas necessidades humanas, Percebe-se hoje o aumento de estudos e pesquisas científicas que tem tido avanços interessantes no sentido de se criar espaços respeitosos de diálogo, encontrando diferentes pontos de intersecção entre os dois campos, que por muito tempo permaneceram claramente em franca oposição, assim podendo