Discriminação racial:
O racismo no processo de adoção no Brasil
Recife
Novembro 2012
1 Tema
O racismo no processo de adoção fala sobre as crianças que são abandonadas em instituições por causa de sua cor. Os pais o preterem, muitas vezes por causa da reação da sociedade perante essa situação.
2 Justificativa O tema discriminação racial, já é muito abordado no mundo jurídico. Porém o racismo na adoção é meio que esquecido pelos jornais, revistas entre outros. O projeto (O racismo no processo de adoção no Brasil) Serve para alertar as pessoas dos preconceitos sofridos pelos órfãos negros que esperam por uma família sem preconceito, que os adotem. Mas os futuros pais preferem meninas brancas. Com isso o índice de negros adotados são muito baixo. O projeto também vai relatar a vida dessas crianças, o bem que elas podem fazer para uma família. Como elas vivem e onde crescem quando não são adotadas.
Problemática
A discriminação racial é existente no Brasil?
4 Objetivos
Alertar as pessoas que as crianças negras também precisam de um lar;
Mostrar qual lei protege o direito da criança;
Falar sobre o cadastro Nacional de Adoção.
5 Hipóteses
Depois de tanto tempo da abolição da escravidão, o preconceito ainda existe no Brasil, Vale lembrar que o Brasil foi o ultimo País a abolir a escravidão. Na adoção isso não muda, as crianças negras sofrem com o preconceito dos adotantes por os preterirem. Vivem esperando por pais sem preconceitos que os reconheçam como pessoas.
6 Fundamentação Teórica
Significado da Palavra adoção:
A palavra adoção tem vários significados de acordo com Aurélio (2004), como: optar, escolher, assumir, aceitar, acolher, reconhecer, entre outros. Para efeito Jurídico adotar significa acolher, mediante ação legal e por vontade própria.
Racismo persiste no processo de adoção mesmo após Cadastro Nacional: Em 25 de maio de 2002, Foi criada uma nova cultura de adoção. Essa foi a data que por iniciativa do