Discos
Disco magnético é o principal periférico de entrada e saída, sendo o periférico que mais influência no desempenho da máquina. Processador e memória não são considerados periféricos...
Pra escrita há uma tensão maior no cabeçote e pra ler menor... nanoamperes
Organizado em uma seqüência de trilhas que não se encostam, círculos concêntricos. Trilhas separadas por Gaps onde são gravadas informações de controle interno do HD.
Em termos físicos um HD pode ser dividido em:
- Setor: 512 bytes, unidades de tamanho fixo - Cluster: menor unidade de alocação variando de 512bytes a 64kbytes, cluster pequeno torna o índice maior, cluster grande menor. Se usar HD pra arquivos grandes como filmes o melhor é usar cluster grande para diminuir o índice e melhorar a performance... - Trilha: subdividida em setores - Cilindro: conjunto das trilhas de mesmo número - Face: lado do disco.
No contexto que nos vem ao caso é a utilização dos discos como parte na gerencia de memória.
Por vezes o sistema operacional ocupa parte do disco, para que seja usado como uma espécie de memória, isso é chamado de Memória Virtual.
Memória Virtual:
* Execução de um processo sem que ele esteja completamente na memória; * Permite alocar mais memória do que o tamanho da memória física; * Manter em memória apenas os segmentos/páginas necessários; * USER: Memória continua e inacabável; * SO + Hardware: Mapeamento de endereço virtual para o endereço físico.
Algumas vantagens da memória virtual: * Aumenta o grau de multiprogramação; * Aumenta a utilização da CPU; * Reduz o sobrecusto de Swap – operações de E/S; * Capacidade de executar programas maiores que a capacidade disponível da memória; * Sem desperdício de memória.
RELÓGIO
O algoritmo do relógio é uma melhoria do algoritmo de segunda chance. Para fazer isso o algoritmo utiliza: * Utiliza uma lista circular com um ponteiro para