Disciplina e indsciplina

589 palavras 3 páginas
Disciplina e indisciplina escolar
Questões acerca da disciplina e indisciplina perpassam ambientes e convivências, e não se encontram exclusivamente no ambiente escolar; a idéia de indisciplina como algo que foge da regra e do esperado e instaura a desordem associa-se sempre a um conjunto de normas de funcionamento regulares de uma instituição.
Voltando nossa atenção à escola, é possível enfatizar partes dessa indisciplina, ao identificá-la na desobediência de alguns alunos e comportamento não correspondente frente àquele conciliado a uma sala de aula, no desrespeito com o professor e problemas evidentes na relação professor-aluno, na organização da aula, no modo como o professor se coloca para a classe e naquilo que exige dela, na maneira como a escola organiza-se e regula sues objetivos e métodos de ensino, até mesmo em como um estado-nação prevê como melhor ou correto o funcionamento de suas organizações escolares; partes, portanto, que não dizem respeito a um só problema ou um só responsável, e ao mesmo tempo não se contradizem ou se anulam são, por fim, partes de um único e complexo problema, de múltiplas causas e generalizadamente identificado como um só.
Num âmbito mais voltado à relação entre professor e aluno (ou mesmo instituição e seus respectivos agentes) e menos estrutural do desenvolvimento subjetivo deste, aparecem outras perspectivas do problema. Existem os olhares que atentam para um autoritarismo que estrutura desde sempre a instituição, e a indisciplina seria um conflito entre interesses contrários daqueles que ali estão, um embate com poderes distintos, no qual um desafia o outro.
Constata-se hoje que a indisciplina constitui, cumulativamente com o insucesso e a exclusão escolar e social, um problema acentuadamente grave. Este fenômeno atravessa todo o processo educativo e vem-se constituindo como grande deficiência do processo pedagógico, comprometendo as aprendizagens dos alunos e afetando, de forma substantiva, a estabilidade emocional e

Relacionados

  • a indisciplina na educação infantil
    16511 palavras | 67 páginas