Direção eletrica
O sistema de direção elétrica vem sendo cada vez mais utilizado pela indústria automobilística devido à possibilidade de ter total controle na assistência ao motorista com um uso menor de energia. Neste trabalho será apresentada como funciona a direção elétrica, a diferença entre ela e a direção hidráulica, e as vantagens e desvantagens da mesma.
2 Introdução
Os primeiros sistemas de direção elétrica que apareceram no mundo, foi em 1990 com a Honda Acura NSX, e hoje está tecnologia vem tomando cada vez mais espaço na industria automobilística.
A crescente aceitação deste sistema se deve ao fato de que podemos controlar a assistência dada ao motorista em várias situações diferentes, como o carro rodando em alta velocidade, rodando em baixa velocidade, em manobras como as balizas entre outras, alem de prover uma redução no consumo de combustível, pois o motor elétrico será acionado somente quando for preciso, diferente dos outros sistemas, hidráulicos, por exemplo, que estão sempre roubando energia do motor à combustão.
3 Objetivo
O objetivo deste trabalho é demonstrar como funciona um sistema de direção elétrica de um carro, mostrando seu funcionamento, sua diferença perante aos outros sistemas, e suas vantagens e desvantagens.
4 Justificativa
O tema deste trabalho foi escolhido, devido a direção elétrica ser a tecnologia no Brasil mais avançada de sistema de direção para automóveis.
5 Fundamentação teórica
5.1 Afinal o que é direção elétrica.
A direção elétrica é um sistema de direção independente do motor, sendo totalmente elétrico, que tem por função auxiliar o motorista, reduzindo o esforço e proporcionando maior conforto e mais precisão nas manobras.
É considerado um sistema ecologicamente correto, porque dispensa a tradicional bomba hidráulica e o fluido utilizados nos antigos sistemas de direção hidráulica.
Um automóvel com direção elétrica pode ter uma economia de combustível de até 5%, isso por que ela não consume potencia