Direção defensiva
INTRODUÇÃO
1. Prevenção de acidentes Prevenir acidentes é uma obrigação lançada aos ombros das autoridades de trânsito, mas, acima de tudo é um dever cívico e social de todo o condutor de veículo que, com a prática de direção defensiva, estará dirigindo com segurança. Dirigir com segurança requer a adoção de uma atitude, relativamente ao modo de guiar, conhecida como "dirigir na defensiva". A prevenção de acidentes de trânsito toma o motorista defensivo, determinado nas suas ações, sem torná-lo tímido nem cauteloso em excesso, cumprindo o que a lei determina.
2. Conceito Direção Defensiva é o conjunto de regras e cautelas usadas na condução de veículos, ou o ato de dirigir de modo a reduzir a possibilidade de se ver envolvido em acidente, ou envolver terceiros em acidentes de trânsito.
3. Métodos de prevenção Na prevenção de acidentes, deve-se atuar com medidas sobre o homem, o veículo e a via, que são os elementos básicos do trânsito. Existem meios de ação para atingir tal objetivo: a engenharia, o policiamento e a educação, sem os quais o trânsito seria desordenado e violento.
a. Engenharia O campo da engenharia é de fundamental importância para se dirigir com segurança. Engenheiros, planejadores, administradores e muitos outros técnicos projetam e implantam, nas vias públicas, dispositivos de segurança do trânsito; criam normas e regras desta segurança; aperfeiçoam a mecânica, a estabilidade dos veículos, a resistência a choques e capotagens, os freios, etc... para permitir aos usuários a maior segurança possível.
b. Policiamento Policiar significa vigiar, zelar ou reprimir, para o cumprimento da lei. Deste modo, o policiamento do trânsito deve se manifestar orientando condutores e pedestres, no sentido do cumprimento das leis específicas do trânsito; quando isto não bastar, coibindo o abuso e punindo infratores para assegurar a tranqüilidade do trânsito, evitando