diodo Zener, 1N4001 e 1N4007
Diodo Zener
Ao contrário de um diodo típico, este modelo de diodo é fabricado para ser utilizado em polarização inversa, para que deste modo ele possa ser acionado como um regulador de tensão, e na direta, ter o mesmo desempenho de um comum. O processo é o seguinte, este componente em sua polaridade oposta suporta uma tensão especifica e após isso ele conduz a corrente elétrica normalmente mas mantém a queda de tensão no que podemos considerar constante. Na folha de dados encontrada, os valores de tensão do Zener variam de 3,3 a 75 V com tolerância de 5% e corrente máxima reversa entre 100 e 5 μA a partir disso é possível o surgimento de defeitos no equipamento. O material de encapsulamento deste diodo geralmente é o vidro. Estes dados foram mencionados pois são os que devemos estar atentos em um Datasheet.
Diodo 1N4001
Este componente é utilizado como condutor em sua polarização direta, e na inversa fica em estado de bloqueio, ou seja, basicamente uma chave ora aberta, ora fechada. O processo é o seguinte, este elemento em sua polarização direta depende da tensão elétrica do circuito para que deste modo tanto os elétrons quanto os prótons possam ganhar força o suficiente para ultrapassar a região de depleção e assim realizando a condução de corrente elétrica. O valor de tensão requerida para o processo é de aproximadamente 0,6 V, dependendo do material usado para a fabricação do componente (silício ou germânio).
Na polarização inversa acontece o processo inverso, os prótons e elétrons não se repelem com a corrente elétrica aplicada e ampliam ainda mais a região de depleção.
Os dados mais relevantes neste Datasheet foram: tensão máxima inversa de 50 V e temperatura de trabalho de -50 a +150 ºC.
Diodo 1N4007
Seu funcionamento é exatamente igual ao diodo anterior, a única grande diferença é que ele suporta uma tensão máxima inversa de 1000 V.