Diodo varactor
O nome Varicap é derivado das palavras em inglês: Voltage Variable Capacitance, isto é, diodo com capacitância variável por tensão.
A simbologia dele é semelhante a de um diodo normal, porém outro traço existe no diodo varactor para representar essa barreira maior que há nele por causa da polarização inversa.
Em condições de polarização inversa, todos os díodos podem ser comparados a um condensador, pois nessa condição as regiões P e N comportam-se como as placas (armaduras). Esses diodos de silício que aproveitam uma propriedade importante das junções quando polarizadas no sentido inverso e o componente não conduz a corrente.
O que ocorre é que, quando o diodo não conduz, sendo polarizado no sentido inverso, as partes do material semicondutor onde a corrente pode atuar, funcionam como as placas de um capacitor.
O interessante é que se variando a tensão neste componente, os portadores de carga que se recombinam na junção podem aproximar-se ou afastar-se mudando assim a capacitância do componente. O diodo se comporta então como um capacitor, em que podemos controlar a capacitância variando a tensão inversa aplicada: menor tensão terá maior capacitância.
. Apesar de ser pouco conhecido pela maioria dos técnicos de eletrônica, ele aparece em muitos equipamentos eletrônicos, sempre no estágio de RF, tanto na transmissão como na recepção. Está presente principalmente na sintonia dos receptores de última geração, com frequência sintetizada, sintonizados por controle remoto, assim como nos receptores de AM, FM e aparelhos de TV. Também é muito usado nos moduladores lineares de uma maneira geral, nos equipamentos profissionais, como por exemplo nos transmissores de FM e som de TV. Além dessas aplicações, ele aparece em uma infinidade de outras, entre as quais:
• Amplificadores