Dinâmicas
Revisão – N1
1. Leia com atenção o texto abaixo e responda:
"A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos. Durante um breve período ela coincidiu com a história de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país. (...) Houve um momento na história do mundo em que a Grã-Bretanha podia ser descrita como sua única oficina mecânica, seu único importador e exportador em grande escala, seu único transportador, seu único país imperialista e quase que seu único investidor estrangeiro; e, por esse motivo, sua única potência naval e o único país que possuía uma verdadeira política mundial. Grande parte desse monopólio devia-se simplesmente à solidão do pioneiro, soberano de tudo quanto se ocupa por causa da ausência de outros ocupantes." (Eric J. Hobsbawm. "Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo". Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983, p.9) Tendo como referência o texto anterior:
a) Explique dois fatores que contribuíram para que a Inglaterra tenha experimentado a "solidão do pioneiro" no processo de Revolução Industrial.
R. A Inglaterra podia ser descrita como única oficina mecânica, seu unico importador e exportador em grande escala, seu único país imperialista... isto significa que, ela sozinha, acumulou riquezas provenientes do comércio mercantil, transporte de produtos (na compra e venda), investiu em tecnologia.. enfim, acumulou riquezas e criou uma reserva, diferenciando-se das demais monarquias absolutistas que não acumularam ou fizeram reservas. (Portugal, Espanha...) b) Identifique duas mudanças ocorridas na sociedade inglesa do século XIX que exemplifiquem a afirmativa do autor de que "a Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos.
R. Formação da mão-de-obra livre ou assalariada. Crescimento urbano.