Dinâmicas
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Materiais necessários: Papel e caneta para cada um.
Descrição: Cada participante recebe uma folha em branco e nela escreve um anúncio classificado sobre ele mesmo, se oferecendo para um serviço, curso ou outra coisa. A folha não pode conter nome. Os classificados são afixados na parede e os participantes devem escolher um para ler durante 20 minutos e tentar descobrir de quem é o anúncio. Depois ele lê em voz alta e diz de quem acha que é. O autor confirma ou corrige então, e os outros seguem a mesma linha.
Avaliação: 1- Quem se reconheceu através dos anúncios classificados? 2- Quantas pessoas pensavam se conhecer e descobriram que não se conheciam direito? 3- Como cada um se sentiu ao ver seu anúncio sendo lido pelos outros?
Adaptável a: A dinâmica pode se adaptar a apenas a cadeirantes.
A construção coletiva do rosto
Materiais necessários: Para cada participante uma folha de papel sul fite e um giz de cera.
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Objetivos: Dinâmica Quebra-Gelo - descontração, integração do grupo. Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.
Descrição: a) Orientar os participantes para sentarem em círculo; b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sul fite e um giz de cera; c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte: - uma sobrancelha somente; - passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda; - passar novamente; - desenhar um olho; - passar novamente; - desenhar o outro olho; - passar à direita e... Completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos). d) Quando terminar o rosto, pedir à pessoa para contemplar o desenho; e) Orientar para dar personalidade ao desenho final, colocando nele seus traços pessoais; f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram à mente.
Adaptável a: A dinâmica pode se adaptar apenas a