Dinâmica
Participantes: Devem ser múltiplos de três e sobrar um. Ex: 22 ( 7x3 = 21, sobra um).
Tempo Estimado: 20 minutos.
Modalidade: Quebra Gelo.
Objetivo: Fazer com que as pessoas que participarão de uma assembléia, reunião ou de um encontro, se soltem e adiram melhor as atividades. Pensar coletivamente, não ser egoísta.
Material: uma cadeira ou banco e um espaço não muito apertado.
Como Fazer:
1) Coloque a música e solicite que os participantes circulem pela sala enquanto a música toca. Quando a música parar, peça para formarem trios. Lembre-se que deverá sobrar apenas um (Em grupos maiores, talvez seja interessante sobrarem mais pessoas).
2) Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador.
3) As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes.
4) O ANIMADOR fica em cima de uma cadeira ou banco e explica os papéis de cada um. Aqueles que estão no meio das duas pessoas serão os MORADORES. Os que estão de mãos dadas serão as CASAS e, aquele que sobrou deverá, conforme o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR.
Os comandos:
1º) Quando o ANIMADOR falar MORADOR, as “paredes” devem ficar no mesmo lugar e os MORADORES de cada trio deverão sair de suas CASAS e procurar outra. Aquele que estava de fora aproveitará e procurará uma nova CASA.
2º) Quando o ANIMADOR falar CASA, os moradores ficam parados e as “PAREDES” deverão deixar seus MORADORES e procurar outro MORADOR. Só pode sobrar uma pessoa, se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA poderão virar um MORADOR.
3º) Quando o ANIMADOR falar TERREMOTO aí vai ser uma bagunça geral, tanto os MORADORES quanto as CASAS deverão se desmanchar por completo e formarem novas CASAS e novos MORADORES.
Observação:
NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador.
Conclusão:
1 - Como se sentiram os que ficaram