Dinâmica
Categorias: coletivos / cooperação / união
Objetivos: desenvolver a conduta individual na busca de um consenso coletivo.
Nº de Participantes: não há limites
Material: não necessita material
Desenrolar: o grupo receberá uma situação e deverá chegar a um consenso. O facilitador também pode fazer com que cada um chegue a seu consenso, e depois pede chegue em consenso em grupo.
Situação:
“Você assumiu a gerência de um departamento de uma firma terrivelmente organizada. A sua missão objetiva é exatamente corrigir as irregularidades existentes. Para isso você tem plenos poderes. Você terá como primeira função, demitir metade dos seus funcionários. Portanto, dos funcionários abaixo, escolha 5 que deverão permanecer com você na empresa e 5 que deverão ir embora”.
O Sr “A” tem cinquenta anos de idade, sendo vinte no emprego. É rabugento, mal humorado e lento.
A senhorita ”B” é secretária, muito bonita, mas de baixíssimo QI. Tem vinte e três anos, é assídua e pontual. É péssima na digitação.
O Sr “C” é jovem de dezenove anos, de bom potencial, mas bastante indisciplinado e impontual. Já sofreu várias punições, mas comenta-se que é apadrinhado de um diretor.
O Sr “D” é um sujeito muito competente, apesar de muito nervoso e violento. Tem o mal habito de gritar com as pessoas.
A Sra “E” é excelente digitadora, mas muito fofoqueira. Ocupa o telefone o dia inteiro batendo papo e fazendo fofocas. Além disso, tem saúde fraca, o que a faz ausentar-se com frequência.
O Sr “F” é economista, exímio na área econômico-financeira. Contudo, tem o vício da embriaguez, o que faz ausentar-se muito e ser grosseiro com asa pessoas. Anda sempre armado.
O Sr “G” é ex-toxicômano, recém saído de um tratamento. Admitido há menos de um mês, ainda não mostrou suas qualidades.
A senhorita “H”, escrituraria bilíngue. Não leva o trabalho muito a sério, pois seu sonho é ser atriz, de cinema. Nos último doze meses, já mudou de emprego 4 vezes.
A Sra. “I”