Dinâmica de Gurpo - A fuga dos quadrados
Objetivos: Trabalhar a comunicação não verbal e inter relacionamento do grupo.
Nº de Participantes: de 9 a 18 participantes
Material: Vendas, fita crepe e 2 tapetes.
Desenrolar:
Marca-se com fita crepe, no chão, três quadrados separados por uma distância de mais de dois metros entre um e outro. O quadrado 1 deverá ter tamanho suficiente para uma equipe, o quadrado 2 para duas equipes e o quadrado 3 para três equipes. O tamanho poderá ser bem justo para dificultar a dinâmica. O facilitador irá dividir o grupo em 3 equipes pedindo que cada uma se posicione dentro de um dos quadrados. Informa-se ao grupo qual será o tempo estipulado para o cumprimento da tarefa.
O papéis serão:
• Equipe 1: cegos (com faixa nos olhos)
• Equipe 2: amarrados (pernas amarradas)
• Equipe 3: mudos (com faixa na boca)
A folha com as instruções deverá ser entregue aos mudos sem que ninguém saiba que somente estes a receberão, nem mesmo os próprios mudos. Para dissimular a entrega das instruções o facilitador poderá entregar uma folha em branco em um envelope para as demais equipes. Os mudos terão como objetivo conduzir as outras duas equipes para o seu próprio quadrado.
Após os cegos estarem vendados, o facilitador colocará, ao lado do quadrado destes, dois tapetes (um de cada lado) sem que os mesmos percebam.
Instruções:
Vocês, mudos, estão no quadrado número 3, os cegos estão no quadrado número 1 e os amarrados no quadrado número 2. A sua missão é, sem falar nada e no tempo estipulado, fazer com que os cegos e os amarrados estejam no seu quadrado. Eis as regras que vocês deverão seguir:
1. Esta folha não pode, jamais, sair do quadrado em que está.
2. A única maneira de atravessar de um quadrado para outro é fazendo-se uma ponte com os tapetes que estão ao lado dos cegos.
3. Ninguém pode sair de dentro dos quadrados, a não ser pisando nos tapetes no momento da travessia de um quadrado para o outro..
4. Só os cegos podem pegar e manipular os