Dinheiro de Plastico
DINHEIRO DE PLÁSTICO: CARTÃO DE DÉBITO E CRÉDITO
MANAUS
2012
DINHEIRO DE PLÁSTICO: CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO
MANAUS
2012
INTRODUÇÃO
Os cartões de Débito e Crédito também conhecidos como dinheiro de plástico revolucionou o mundo trazendo muitas facilidades nas compras. Os cartões de crédito, por exemplo, veio com a finalidade de ajudar os consumidores em questão da compra a prazo, trouxeram também a segurança de não andar mais com dinheiro vivo nas carteiras.
SUMÁRIO
1. Dinheiro de Plástico: Cartões de Débito e Crédito
Criados em meados dos anos 20 nos Estados Unidos e só nos anos 50 chegou ao Brasil e no resto do mundo. Os cartões de Débito e Crédito revolucionaram o mundo e acabaram trazendo muitas facilidades para os grandes consumidores.
Comparado com o dinheiro de vivo o cartão propicia grandes facilidades e controle de gastos, pois tudo o que se gasta aparece na fatura em linhas detalhadas. Em uma empresa, por exemplo, um cartão corporativo demonstrará exatamente as despesas e o estabelecimento onde os gastos foram efetuados. Se pensarmos em segurança o catão é o mais seguro, vamos comparar, a segurança de portar um pedaço de plástico e a insegurança de carregar dinheiro vivo, o risco é muito maior vendo pelo fato de um possível roubo.
O Débito automático facilita muito o pagamento de contas, porém, o consumidor fica tentado a gastar muito mais do que pode pagar. Outra prática muito comum dos consumidores é o parcelamento excessivo das compras. Se o estabelecimento não oferecer nenhum desconto a vista, acaba sendo vantajoso a compra no maior numero de parcelas, desde que não haja juros. O problema está também no fato dos consumidores acumularem muitas parcelas, no final de tudo