DINAMICA
CLEONICE F. DE P. CORREIA - RGM: 177263
MÁRCIA PRADO DA SILVA - RGM: 177897
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL A
NOVEMBRO/2004.
RESUMO
Este experimento teve por objetivo aumentar a freqüência de cada resposta do sujeito e em seguida substituir pela extinção. No experimento realizado foi utilizado com sujeito um rattus novergicus da linhagem wistar albino, privado de água por 48 horas, o sujeito foi colocado em uma caixa de Skinner, com o objetivo de pressionar a barra para a obtenção de água. Condicionado ao comportamento de pressão a barra, sempre havia liberação de água após a resposta de pressionar a barra, após instalar este comportamento a freqüência de pressão a barra foi aumentada através de esquema de reforçamento contínuo (CRF), no qual o resultado foi de f= 5,47 R/min. Em seguida foi aplicado a extinção do comportamento o que significou privar o sujeito do reforço, obtendo um resultado de f= 2,8 R/min. Quando a R torna – se menos freqüente, como conseqüência a R diminuirá de freqüência ou até mesmo poderá deixar de ser emitida.
OBSERVAÇÃO DA RESPOSTA DE PRESSÃO A BARRA DE UM RATO ALBINO EM SITUAÇÃO EXPERIMENTAL E SUSPENSÃO DO ESTÍMULO REFORÇADOR
CLEONICE F. DE P. CORREIA - RGM: 177263
MÁRCIA PRADO DA SILVA - RGM: 177897
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
Este estudo teve por objetivo aumentar a freqüência do comportamento de pressão à barra, em seguida a extinção do comportamento emitido por um rato albino.
Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos. Segundo S. Culbertson ( 1982, p. 70 ) “ É o comportamento que