dimensionamento
Ano lectivo 2011/12
1. Tema: Excitador de massas excêntricas para ensaios de campo.
2. Aluno: Luis Pedro Pereira Rodrigues, Nº 53601
3. Orientador(es): José Meireles, (DEM)
4. Domínio Científico: Mecânica de Materiais
5. Local de realização: Lab. Ensaio de Materiais
6. Objectivos: Pretende-se projetar um sistema “portátil”, eletromecânico, para instalar em estruturas e provocar a sua excitação de forma a simular ações dinâmicas segundo as direções horizontal e vertical. As ações dinâmicas devem ser ajustáveis tanto em amplitude, por meio da variação de massas sísmicas que variam entre 0.5 a 2-3 kg, como em frequência, através de sua velocidade de acionamento.
7. Descrição (incluindo introdução ao tema): Os ensaios dinâmicos aplicados às estruturas têm por objetivo a sua caraterização dinâmica, possuindo grande importância nas atuais estruturas, principalmente em edifícios altos, pontes, torres, tuneis, barragens e estádios, os quais estão sujeitos a carregamentos dinâmicos. Assim, estudar o comportamento das estruturas frente a estas solicitações torna-se fundamental.
A importância dessas propriedades está associada aos carregamentos dinâmicos que as estruturas podem estar sujeitas, pois podem ocorrer grandes amplificações dos esforços devido ao fenómeno da ressonância.
Por outro lado, em especial na análise dinâmica de estruturas de construção civil, os ensaios experimentais possuem particular importância, como na identificação e evolução do problema dinâmico, correção e calibragem de modelos teóricos, verificação da integridade estruturais e deteção de anomalias, integração com outras áreas como acústica, fadiga, etc.
Os componentes fundamentais para a concretização de ensaios experimentais das estruturas são os excitadores. Estes transformam uma grandeza elétrica numa grandeza mecânica.
São utilizados para provocar a vibração com amplitude e frequência controladas de um sistema, e