Dilemas Eticos - Terraformacao

2176 palavras 9 páginas
Dilemas éticos da “Terraformação”

Ética

PUC-SP
2012

Introdução

A ética é um dos alicerces da nossa civilização e é essencial para a vida em sociedade, pois, à medida que os grupos sociais vão se afastando da ética, a convivência se arruína e as sociedades deixam de evoluir.
Na Grécia Antiga a ética já era pensada como um componente muito importante no cultivo da realidade social. Para Platão, por exemplo, todo ser humano possuía um juízo ético, ou seja, uma espécie de “consciência moral”.
Assim, poderíamos dizer que a ética é definida como uma cristalinidade nas relações e preocupação com o impacto de suas atividades na sociedade.
Ao pensar em ética, porém, não podemos deixar de pensar na questão do dilema ético que, de acordo com Godoy et al. (2007), “surge na escolha entre o caminho mais fácil e o mais correto, entre o sentimento e o dever, entre a obediência e a consciência, enfim, em meio a pequenos ou grandes conflitos de foro íntimo”.
Deste modo, este estudo tem como objetivo discutir a questão do dilema ético, corpus deste trabalho, à luz da teoria da Terraformação.
A palavra "terraformação" foi cunhada, na década de 40, por Jack Williamson em seu livro Seetee Shock. Porém, foi somente na década de 80 que a palavra “terraformação” passou a nomear um ramo de estudo da engenharia planetária.
A terraformação consiste em modificar a atmosfera de um corpo celeste para que o mesmo seja capaz de abrigar um ecossistema com seres vivos da Terra. Em nosso caso, o candidato mais provável seria o planeta Marte.
Essa questão faz surgir dilemas éticos por envolver uma diversidade de opiniões ambientais, religiosas, politicas, sociais, dentre outras, pois, se pensarmos bem, dependendo do nível das modificações feitas, a terraformação pode, inclusive, destruir o próprio planeta, objeto da terraformação.
Assim, diante do exposto, podemos verificar a importância do assunto o que justifica o titulo deste estudo: Dilemas

Relacionados