DILATAÇÃO
CURSO :ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FISICA EXPERIMENTAL II
AULA INSTRUMENTAL 08
DILATAÇÃO TÉRMICA
INTRODUÇÃO
Estudamos nesta prática sobre a dilatação térmica, fenômeno no qual um corpo sofre variação em suas dimensões, quando sua temperatura aumenta.
Sabemos que todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica.
A dilatação é proporcional ao aumento de temperatura, mas não é a mesma para diferentes materiais, ou seja, mesmo para uma mesma variação de temperatura, a dilatação varia dependendo do corpo dilatado, pois cada um tem um coeficiente de dilatação característico.
Temos três tipos de dilatação térmica: a dilatação linear, que está ligada ao aumento do comprimento do corpo quando ele é aquecido; a dilatação superficial, que está ligada ao aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, há um aumento em duas dimensões; e a dilatação volumétrica, que está ligada ao aumento do corpo em três dimensões, ou seja, com o aumento da temperatura o corpo sofre variação no comprimento, na largura e na altura.
Procedimentos
Nesse experimento vamos medir o coeficiente de dilatação térmica de uma haste metaliza feita de cobre.
Material utilizado:
Termômetro
Dilatômetro
Bico de Busen
Balão volumétrico.
Haste de cobre
Procedimento:
Iniciando o procedimento, primeiramente medimos o comprimento inicial da haste e sua temperatura inicial. Em seguida acendemos o bico de busen para que a água do balão volumétrico comece a ferver, para que a haste seja aquecida. A haste sendo aquecida, vamos coletar novamente sua temperatura. Abaixo segue o dados coletados.
TABELA I - MEDIDAS PARA FAZER ANTES DO AQUECIMENTO
L0 = 48,05 ± 0,05 Cm
T0 = 24,00 ± 0,05 C°