dilatação termica
Joziel Lourenço Rocha Disciplina de Física II
Faculdade de Tecnologia Tupy Curitiba e-mail: jozielrocha@hotmail.com
Resumo.Neste artigo relata-se uma experiência realizada no laboratório de Física, da Faculdade de Tecnologia Tupy, com o objetivo de verificar na prática, a dilatação térmica linear dos materiais. Para isso, foram submetidos a variação de temperatura(aquecimento) três tubos metálicos(alumínio, ferro e latão), que após atingir determinadas temperaturas sofrem alterações no seu comprimento. Com os resultados constatamos que esses materiais sofrem dilatação térmica de acordo com o aumento de temperatura proporcionalmente ao seu comprimento e ao coeficiente de dilatação linear.
Palavras chave: temperatura, materiais, dilatação.
Introdução A maioria dos matérias sofrem dilatação ou expansão térmica quando aquecidos. Uma garrafa cheia de água e bem tampada pode quebrar quando for aquecida, porém pra conseguir desatarraxar a tampa metálica de um pote de vidro basta colocar em baixo de uma torneira de água quente. Tanto o metal quanto o vidro do pote se expandem quando a água quente fornece a energia aos átomos. Entretanto, como os átomos do metal se afastam mais uns dos outros que os átomos do vidro, a tampa se dilata mais do que o pote e, portanto, fica frouxa. A dilatação térmica dos materiais com o aumento de temperatura deve ser levado em conta em muitas situações da vida prática. Quando uma ponte está sujeita a grandes variações de temperatura ao longo do ano, por exemplo, é dividida em trechos separados por juntas de dilatação, para que o concreto possa se expandir nos dias quentes sem que a ponte se deforme.
Dilatação Linear
Se a temperatura de uma barra metálica de comprimento Lo aumenta de valor ∆T, seu comprimento aumenta de um valor
∆L=Lo.α. ∆T,
Onde α é uma constante chamada coeficiente de dilatação linear.A unidade do coeficiente α é o Cº ־¹ ou K־¹. Embora α varie