dilataçao termica
Departamento de Engenharia Electrotecnia de Sistemas
0
Termodinâmica e Estrutura da Matéria
Relatório:
“Coeficiente de dilatação térmica”
Docente:
Experiencia realizada:
Agradecimentos Agradece-mos ao professor pela sua colaboração durante a experiencia.
Índice
Introdução Teórica
Esta experiência, terá como objectivo, verificar as transformações físicas pelas quais os materiais vão passar, devido ao aumento da temperatura, e consequentemente á agitação das partículas.
Sempre que uma substância é aquecida, o movimento das suas partículas aumenta fazendo com que estas fiquem mais separadas entre si.
Ora consequentemente o material ao qual submetemos o aumento de temperatura, vai aumentar o seu volume. Caso ocorresse uma diminuição de temperatura (arrefecimento) verificar-se-ia, uma contracção no seu volume.
Este fenómeno porém, pode verificar-se em ordem contrária em alguns matérias, tais como a água; ou seja esta contrai-se em temperaturas mais elevadas e expande-se em temperaturas mais baixas (fenómeno válido dos 0º aos 4ºC).
Fig.1 – comportamento partículas consoante temperatura
Ora, para podermos analisar a facilidade com que os materiais se expandem ou contraem consoante a variação da temperatura utilizamos o coeficiente de dilatação térmica.
Legenda:
é a variação de comprimento é a variação de temperatura é o coeficiente de dilatação térmica é o comprimento inicial
Existe ainda uma dependência do volume dos materiais com a variação da temperatura, e esta é dada pela seguinte expressão:
Legenda: é o coeficiente de dilatação volumétrica é o volume é o volume inicial
Objectivos:
-Dilatação do coeficiente de dilatação linear de diferentes