Digoxina E Furesemida
395 palavras
2 páginas
LanoxinNome Comercial Referência : Digoxina
Grupo Farmacológico:Glicosídeos cardíacos Estrutura Molecular :
Farmacodinâmica
A Digoxina aumenta a contratilidade do miocárdio por atividade direta. Este efeito e proporcional a dose na faixa terapêutica mais baixa, e algum efeito e alcançado mesmo com doses muito baixas. O efeito ocorre ate com o miocárdio normal, embora neste caso não exista nenhum beneficio fisiológico.
A ação primaria da Digoxina e, especificamente, inibir a adenosina trifosfatase, e desta maneira, inibir a bomba sódio/potássio.
A distribuição iônica alterada através da membrana celular resulta em um aumento do afluxo dos íons cálcio e, consequentemente, em um aumento na disponibilidade de cálcio no momento do acoplamento excitação-contração.
A Digoxina exerce o mesmo efeito de inibição do mecanismo de troca de sódio e potássio nas células do sistema nervoso autônomo, estimulando-as a exercerem atividade cardíaca indireta. Aumentos nos impulsos vagais eferentes resultam na redução do tônus simpático e diminuição da taxa de condução do impulso através dos átrios e do nódulo atrioventricular. Deste modo, o efeito benéfico principal da
Digoxina e a redução da frequência ventricular.
O efeito não e idêntica para todos os pacientes. Na presença de certas arritmias supraventriculares, a redução da condução atrioventricular mediada neurogenicamente e maior. Farmacocinética
Absorção:Apos a administração oral, Digoxina e absorvida no estomago e na parte superior do intestino delgado.
Pela via oral, o inicio do efeito ocorre em 0,5 a 2 horas, alcançando o máximo em 2 a 6 horas. A biodisponibilidade da Digoxina administrada por via oral, sob a forma de comprimido e de, aproximadamente, 63% e do elixir pediátrico 75%.
Quando a Digoxina e administrada apos as refeições a taxa de absorção e retardada, mas a quantidade total de Digoxina absorvida geralmente não e alterada.
Metabolismo:Os principais metabolitos da Digoxina são