Digi
A DM9 fez um estudo sobre o comportamento digital para avaliar as mudanças causadas pela tecnologia na forma como o consumidor se relaciona nas esferas tradicionais: a esfera do indivíduo, dos outros, das instituições e do mundo.
A agência DM9DDB produziu uma série em forma de documentário, com 6 pequenos vídeos, que apresenta uma nova ideia para classificarmos os consumidores nos ambientes digitais e tecnológicos. Esse estudo minucioso, ganhou o nome de Perfis Digigráficos, que mostra as modificações trazidas pelo digital, que pouco ou nada tem a ver com sexo, idade ou classe social, mas sim com três novos critérios:
• Quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em sua vida.
• Quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais.
• Quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.
A identidade que cada um apresenta enquanto sujeito inserido no mundo digital varia conforme a sua personalidade. Idade, classe social e gênero já não são pontos principais para classificar as pessoas que consomem o que a tecnologia lhes oferece. Comportamento, essa sim é a palavra chave para estudar como cada um consome os produtos da era digital.
Crianças, jovens e adultos encaram as mudanças com olhares diferentes, mas cada um mudou individualmente, a partir da forma como entra em contato com a tecnologia e de como aplica as inovações no seu dia-a-dia. Significa que classificar esse público conectado através das condições sócio-culturais já não é o caminho mais viável.
A agência dm9 denominou de “Perfis Digigráficos” a nova classificação de consumidores criados nessa era digital. Segundo a agência, a