Digestão celular
BIOGÊNESE
A estrutura do lisossomo tem sua origem a partir da síntese de moléculas de RNA precursoras de enzimas digestivas, essas moléculas são transcritas no Retículo Endoplasmático Rugoso, formando proteínas específicas. Após a síntese essas proteínas são enviadas em vesículas ao Complexo de Golgi onde serão transformadas por meio da adição de grupamentos químicos nas extremidades dos filamentos protéicos (fosforilação), desenvolvendo seu potencial enzimático. Posteriormente, essas enzimas ( hidrolases) são empacotadas em vesículas e liberadas no citoplasma da célula, esse lisossomo é chamado de primário e adquiri menor pH por meio do bombeamento de prótons. O lisossomo secundário será formando quando houver a união do lisossomo primário com o material a ser digerido.
COMPOSIÇAO Os lisossomos possuem uma bicamada lipídica, com a presença de glicoproteínas e glicoconjugados que protegem a membrana contra a ação das enzimas digestivas contidas em seu interior, as hidrolases ácidas. Os tipos de enzimas presentes depende da especialização funcional de cada célula.Existem mais de 40 tipos de enzimas, dentre elas: proteases, nucleases, glicosidases,arilsulfatases, colagenases, fosfolipases; que digerem respectivamente: proteínas,DNA e RNA,grupamentos fosfatos,carboidratos complexos e polissacarídeos,ésteres e sulfatos, fosfolipideos.
MORFOLOGIA Apresentam estrutura arredondada.
CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES Os lisossomos são as organelas responsáveis por fazer a digestão intracelular.Possuem pH ácido em torno de 5, para o melhor funcionamento das hidrolases ácidas. Suas especializações dependem da funcionalidade de cada célula. Sua principal função é a digestão intracelular: autofágica e heterofágica.
Autofagia: caracteriza-se pelo aparecimento de organelas, como mitocôndrias, cloroplastos e vesículas de secreção, no interior de vesículas cujas paredes são constituídas por uma membrana derivada do retículo endoplasmático liso. Essas