DIFUN ES DA BUROCRACIA
1. INTERNALIZAÇÃO DAS REGRAS E APEGO AOS REGULAMENTOS;
As normas e os regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos . O funcionário burocrata torna-se um especialista, não por possuir conhecimento de suas tarefas, mas por conhecer perfeitamente as normas e os regulamentos que dizem respeito ao seu cargo ou função.
2. EXCESSO DE FORMALISMO E DE PAPELÓRIO
A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito pode conduzir a tendencia ao excesso de formalismo, de documentação e consequentemente de papelório.
Este papelório contitui uma das mais gritantes difuçoes da burocracia
O que leva o leigo imaginar que toda burocracia envolve um volume inusitado de papelório, de formulários e comunicações.
3. RESISTENCIA AS MUDANÇAS
Dentro da burocracia é rotinizado , padronizado , previsto com antecipação, o funcionário geralmente se acostuma com a retição do que faz .
. quando surge alguma possibilidade de mudança dentro da organização , tente a ser interpretada pelo funcionário como algo que pode trazer perigo á sua segurança e tranquilidade .
Esta resistência á mudança pode ser passiva e quieta , como pode ser ativa e agressiva através de comportamentos de reclamação, tumultos e greves .
4. DEPARTAMENTALIZAÇÃO DO RELACIONAMENTO
Tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre funcionários .
Pois se infatiza os cargos e não as pessoas que os ocupam.
O burocrata não os toma mais como pessoas mais ou menos individualizadas , mas como ocupantes de cargos .
Os funcionários passam a se conhecer não pelo nome mas pelo título dos cargos ocupados . pelo número de registro do colega ou de qualquer outra forma de identificação das pessoas imposta pela organização.
5. CATEGORIZAÇÃO COMO BASE DO PROCESSO DECISÓRIO
Portanto quem toma as decisões em qualquer situação será