Difracão acústica
Grupo:
Claudia Lourenço
Edivaldo Neves de Novais
Fernando Pessarello Couto
Luciano Rodrigo Soriano
Natália Sponchiado
Tatiane Lourenço
O QUE É DIFRAÇÃO ?
Difração corresponde à possibilidade de uma onda contornar um obstáculo ou passa por uma abertura.
(Ocorre com o Som, a Luz e a água)
DIFRAÇÃO DO SOM
Difração do som é o nome que se dá à distorção da propagação retilínea do som quando este contorna um obstáculo e para que o som sofra difração, é necessário que a dimensão do obstáculo seja inferior ou semelhante ao comprimento da onda sonora. Para melhor entendimento:
Imagine uma sala de aula com material que fosse um perfeito isolante acústico e que a porta estivesse aberta e você se posicionasse próximo a parede da sala, pelo lado de fora, ao lado da porta.
O que acontece com uma onda sonora, quando se depara com um anteparo, depende do comprimento da onda em relação à largura da fenda neste anteparo.
DIFRAÇÃO o No primeiro caso da figura anterior: É possível ouvir na posição em que se encontra a pessoa. Porque o comprimento de onda relativo à onda de som é aproximadamente igual a dimensão da largura de uma porta (funcionaria como fenda ideal para que a difração acontecesse e a onda contornasse a abertura)
o Já no segundo caso: A porta é muito larga e com as dimensões maiores que o comprimento de onda característico, o ouvido da pessoa que estivesse posicionada ao lado da porta não seria atingido pelas frentes da onda, já que não ocorreria a difração. DIFRAÇÃO
O grau de difração do som depende de seu comprimento de onda, e assim de sua frequência: o Sons mais graves, com ondas mais longas têm uma quantidade maior de difração que aqueles sons mais agudos.
O comprimento de uma onda sonora varia em média de 1,7cm (som agudo) até 17m (som grave).
o Sons mais agudos tendem direcionais, enquanto sons espalham-se melhor.
a ser graves • Através da razão entre o comprimento de onda e a largura do obstáculo podemos calcular o grau de difração de