Dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita.
O presente artigo trata das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita. O objetivo é conhecer quais são as causas encontradas no contexto escolar que dificultam o aprendizado das mesmas. Além de, fornecer aos professores subsídios teóricos que venham fortalecer a práxis pedagógica possibilitando assim uma intervenção de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada aluno. Desse modo, vislumbrar a leitura e a escrita como essencial para o exercício da cidadania é compreender que as mesmas estão indissociavelmente ligadas e interligadas, e que, sua atividade constante estabelece comunicação com o mundo tornando o indivíduo que a utiliza um agente de conhecimentos. O estudo é de cunho bibliográfico, buscando fundamentação em autores de nomes renomados.
Palavras-chave: Escola; Escrita; Leitura; Dificuldade de Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, a educação vem buscando desenvolver no aluno as competências da leitura e da escrita, o que é indispensável para vivermos num mundo onde o acesso às informações é cada vez mais rápido e nossa participação como cidadãos, mais exigente.
Entretanto, a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo que envolve vários sistemas e habilidades como: lingüísticas, perceptuais, motoras e cognitivas.
Por isso, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita e quais as dificuldades enfrentadas pelas crianças para adquiri-la, mais
1 Especialista em Educação Especial e Inclusão. Castro, 2007. E-mail: jkbrey@gmail.com – Fone: 42
-32334656
2 Professor Orientador. E-mail: ramos@netuno.com.br condições terá esse professor de encaminhar de forma agradável e produtiva o processo de aprendizagem. Neste contexto, o presente estudo objetiva refletir sobre as dificuldades na aquisição da leitura e da escrita. Para tanto, é fundamental conhecer quais as causas mais comuns que se apresentam no contexto da aprendizagem