DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

1335 palavras 6 páginas
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Leonice Richter

RESUMO

Palavras chave:
Introdução
Desenvolvimento
Em função da importância que a aprendizagem assume na existência humana e da constatação dos problemas enfrentados pelas crianças durante este processo dinâmico e recíproco que se estabelece entre o homem e seu ambiente, muitas tem sido as pesquisas realizadas na área das dificuldades de aprendizagem.
As dificuldades de aprendizagem englobam alterações no processo de desenvolvimento do aprendizado da leitura, escrita e raciocínio lógico da matemática. (Hayes e Nunes, 2003)
A definição de NJCLD citado por Luis de Miranda, 2004 diz:
Dificuldades de aprendizagem é um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogêneo de desordens manifestada por problemas significativos na aquisição e uso das capacidades de escuta, fala, leitura, escrita, raciocinio matemático. Estas desordens, presumidamente devidas a uma disfunção do sistema nervoso central, são intrínsecas ao individuo e podem ocorrer durante toda a sua vida. Problemas nos comportamentos auto-reguladores, na percepção social e nas interações sociais podem coexistir com as DA´s mas não constituem por si só uma dificuldade de aprendizagem.
Os portadores de deficiência na aprendizagem, podem apresentar vários problemas psicológicos e acadêmicos, “o certo é que as dificuldades de aprendizagem podem afetar um número considerável de capacidades cognitivas necessárias para o desenvolvimento de aptidões e conseqüentemente, impedir uma aprendizagem de sucesso.” (Smith, Pollaway, Palton e Dowdy, 1995; Johnson & Johnson, 2000)
A abordagem da dificuldade na aprendizagem teve como pioneiros os médicos Itard, Séguin e Bourneville, denominados médicos pedagogos, pois buscavam abordar as questões da não aprendizagem e dos problemas infantis de maneira diversa. As crianças com distúrbios mentais eram internadas em asilos, para ficarem isolados da comunidade, e

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas