Diferenças e Igualdades no Contexto Escolar
O filme “como estrelas na terra, toda criança é especial” relata a história de um menino que apresentava muitas dificuldades em ler e escrever e já estava repetindo pela segunda vez a terceira série e corria o risco de repetir novamente.
O aluno que se chamava Ishaan repetia sempre os mesmo erros. Os pais como os professores diziam que ele não aprendia por ser preguiçoso, burro, desobediente, pois não levava seus estudos a sério.
Ao ver que seu filho não aprendia e que corria o risco de repetir o ano novamente tomou a decisão de colocá-lo em um colégio interno. Mas o problema continuou e as queixas dos professores eram as mesmas e ainda surgiu outra problemática a distância da família agravou a situação, fazendo com que Ishaan se fechasse e se isolasse dos outros colegas do internato. A filosofia do internato era “Disciplinar Cavalos Selvagens”. Mas com a chegada de um professor substituto de artes que não era um professor tradicional não seguia as normas da escola e que tinha uma metodologia própria de ensino, mudou o rumo da história de Ishaan.
Os professores não percebiam que Ishaan era um menino especial, e só corrigiam os erros gramaticais, pois na concepção dos professores precisava ser aprendida a qualquer custo, para os professores o que importava era o desenvolvimento e habilidade da leitura e escrita.
O filme é uma lição de vida, mostra a nossa realidade. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor que pode ver o seu talento e soube valorizar e entender as diferenças e mostrou aos outros professores essa diferença, onde pode ser superado e entenderam que a dislexia pode ser tratada com métodos de ensino utilizados pelos professores fazendo com que o aluno aprenda a lidar com sua diferença faz com que o aluno supere grande parte das suas dificuldades.
Essa visão que a escola deve trabalhar com as diferenças foi conquistada e que teve todo percurso histórico construído, passo a passo, por