Diferença de desenho artistico para desenho tecnico
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL
SUMÁRIO
Portaria no. 029 de 10/03/1995 …………………………………………… Preâmbulo da Versão Brasileira …………………………………………… 1 – Grandezas e Unidades ………………………………………………….. 2 – Medições ……………………………………………………………………… 3 – Resultados de Medição ………………………………………………….. 4 – Instrumentos de Medição ………………………………………………. 5 – Características dos Instrumentos de Medição ………………….. 6 – Padrões ……………………………………………………………………….. Índices ……………………………………………………………………………….
3 4 5 10 15 21 30 38 43
PORTARIA NO. 29, DE 10 DE MARÇO DE 1995
O Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industria – INMETRO, no uso de suas atribuições; RESOLVE: Art. 1º - Alterar os termos do Art. 1º da Portaria no. 102, de 10 de junho de 1988, que passa a ter a seguinte redação: “Adotar, no Brasil, a nova versão do Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia, em anexo, baseada na 2ª Edição (1993) do documento elaborado pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), pela Comissão Internacional de Eletrotécnica (IEC), pela Federação Internacional de Química Clínica (IFCC), pela Organização Internacional de Normalização (ISO), pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), com a devida adaptação ao nosso idioma, às reais condições existentes no país e às já consagradas pelo uso” Art. 2º - Permanecem inalterados os demais artigos estabelecidos na Portaria no. 102, de 10 de junho de 1988. Art. 3º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Júlio César Carmo Bueno Presidente do INMETRO
PREÂMBULO DA VERSÃO BRASILEIRA
No presente trabalho, elaborado e consensado com significativa parcela da comunidade técnica e acadêmica, atuante no campo da metrologia, buscou-se não apenas enfocar os aspectos da adequada