Diferença de catolicos e evangélicos
O Cristianismo que é ensinado na Bíblia é completamente diferente das crenças das outras religiões no mundo pelas seguintes razões: * Deus veio a este mundo na pessoa de Jesus Cristo e viveu como homem; * Jesus Cristo foi tentado em todas as coisas como nós mas nunca pecou; * Ele mostrou-nos como Deus é, ajudando e curando as pessoas, e realizando milagres; * Ele, sendo inocente, sacrificou-se a si mesmo para pagar pelos pecados da humanidade; * O sangue puro de Jesus Cristo é eficaz para nos perdoar e nos limpar de todo pecado; * Uma vez perdoados somos também reconciliados com Deus e podemos conhecê-Lo; * Jesus Cristo ressuscitou, foi elevado ao céu e mandou o Espírito Santo para viver em nós, dando-nos um novo espírito, e o poder de viver uma vida que Lhe agrada.
Por que é que o cristianismo é dividido entre Protestantes e Católicos?
Na idade média, a igreja católica, dominada pelo bispo de Roma, tinha tornado-se muito secular e existia muito suborno e prácticas corruptas. A maioria dos padres tinham amantes e as vidas dos monges eram escandalosas. Também a adoração dos santos tornara-se muito importante e a doutrina de confissão ao padre com a penitência resultante foi introduzida.
Quando uma grande quantia de dinheiro para completar a Igreja de S. Pedro em Roma foi necessário, John Tetzel viajou pelo Europa a vender documentos (chamado indulgências), assinados pelo Papa para angariar fundos. A compra destes documentos garantiam perdão dos pecados imediato, sem confissão e arrependimento, não só ao comprador, mas também aos seus amigos e familiares, vivos ou mortos. Tetzel disse ao povo: "Logo que o seu dinheiro chegue no cofre, as almas dos seus amigos subirão do purgatório para o céu."
Martin Lutero, professor de teologia na universidade de Wittenburg, Alemanha, pregou contra Tetzel e a venda dos indulgências, dizendo que não tinham valor. No ano 1517 ele publicou noventa e cinco teses