diferenciação de resposta
O trabalho apresenta o desenvolvimento cognitivo de crianças entre 4 e 8 anos, entre a fase pré-operatória e operatória concreta, com base nos aspectos básicos da teoria de Jean Piaget. As provas piagetianas tem como objetivo entender a qualidade de pensamento da criança e seus argumentos na tentativa de solucionar problemas.
Piaget foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo, para ele o conhecimento se da pela interação entre a experiência sensorial e o raciocínio.
O estudo apresenta três estágios de desenvolvimento cognitivo, a não conservação, o intermediário e a conservação. Em cada um desses estágios são observado diferentes métodos de organização das ideias nas crianças.
No estágio de não conservação a criança ao ficar diante de um problema não tem ainda estruturas cognitivas que possa resolvê-lo. No intermediário a criança oscila entre a não conservação e a conservação, é a fase em que ela esta criando esquemas para solucionar as situações por meio da assimilação. Por fim, no estágio conservador a criança já tem todas as estruturas necessárias para resolver as situações.
Os testes aplicados têm como propostas observar a noção espacial e a capacidade logica das crianças, por meio dos testes de conservação de números, conservação de matéria, conservação de área, conservação de líquidos, seriação de palitos e inclusão de classe.
Os testes aplicados na criança apresentam noção de causalidade que significa que as causas reconhecidas não são mais exclusivamente localizadas na ação e sim a própria e relação de causa e efeito levam em conta os contatos físicos e espaciais. Outras propostas empregadas no estudo são operações infralógicas, conservações espaciais: conservação da superfície, conservação de volumes espaciais, esta proposta era caracterizada pela prova da salsicha e da bola onde o aplicador pergunta em qual há mais massa. Operações lógicas foram aplicadas as provas de