Dicionário Corporativês
O presidente da empresa em que você trabalha virou CEO? A reunião virou Brainstorm? Você já definiu qual será o seu budget? Seu chefe manda um e-mail com a mensagem "FYA" e em seguida pede que resolva aquela questão "ASAP".
A comunicação no ambiente de trabalho é primordial e o mercado valoriza empreendedores que saibam expor suas ideias com clareza, objetividade e simplicidade. Enquanto o mundo corporativo criou uma linguagem própria para se comunicar, aos iniciantes algumas reuniões podem parecer conversas cifradas.
Para ajudar você a aprimorar seus conhecimentos, a Revista Negócios para Negócios reuniu uma pequena lista com os jargões mais ouvidos dentro das empresas, veja abaixo uma lista de expressões que figuram no dicionário do mundo corporativo.
ASAP: sigla em inglês para "as soon as possible" (assim que possível). É empregada no sentido de urgência, principalmente em e-mails.
Approach: Abordar, introduzir algum assunto.
Brainstorming: “Tempestade de Idéias” Mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade, criativa dos indivíduos no menor tempo possível.
Branding: Trabalho de construção de uma marca ou produto no mercado.
Break Even Point: Traduzindo de forma rápido seria Ponto de Equilíbrio. Momento a partir do qual receitas e custos do negócio se equilibram.
Briefing: Todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação ou projeto.
Budget: Orçamento na área de finanças.
BUMO: Sigla de Brand Used Most Often - Refere-se a marca ou produto mais utilizado ou mais freqüente.
Case: Estudo de caso, normalmente abordado em empresas.
CEO (Chief Executive Officer): Sigla para Diretor Executivo ou cargo mais alto da organização. Pode se chamar também de Presidente ou Diretor Geral.
Chairman: Presidente do conselho que dirige a organização.
Clima Organizacional: Ambiente interno da organização. A avaliação deste abrange vários itens, tais como: