Dicion Rio KLEIN Digitado
1489 palavras
6 páginas
Roudinesco: Auto-erotismoTermo proposto por Havelock Ellis* e retomado por Sigmund Freud* para designar um comportamento sexual de tipo infantil, em virtude do qual o sujeito encontra prazer unicamente com seu próprio corpo, sem recorrer a qualquer objeto externo.
Laplhanche: Auto-erotismo
a) Em sentido amplo, característica de um comportamento sexual em que o sujeito obtém a satisfação recorrendo unicamente do seu próprio corpo, sem objeto exterior: neste sentido, a masturbação é considerada como comportamento auto erótico.
b) Dê um modo mais específico, característica de um comportamento sexual infantil precoce pela qual uma pulsão parcial, ligada o funcionamento de um órgão ou a excitação de uma zona erógena, encontra a sua satisfação no local, isto é:
1) Sem recorrer a um objeto exterior
2) Sem referência a uma imagem do corpo unificado, a um primeiro esboço do ego, tal como ele caracteriza o narcisismo.
Perspectiva psicanalítica, a fase de amor próprio da sexualidade infantil, o estádio de desenvolvimento emocional em que o prazer sexual é adquirido somente através da experiência subjetiva. Nesta, uma pulsão parcial encontra prazer num local, sem existir uma unidade corporal.
Roudinesco: Catarse Palavra grega utilizada por Aristóteles para designar o processo de purgação ou eliminação das paixões que se produz no espectador quando, no teatro, ele assiste à representação de uma tragédia. O termo foi retomado por Sigmund Freud* e Josef Breuer*, que, nos Estudos sobre a histeria*, chamam de método catártico o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e então ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a que eles estão ligados.
Laplhanche: Catarse
Método de psicoterapia em que o efeito terapêutico visado é uma “purgação”, uma descarga adequada dos afetos patogênicos. O tratamento permite so sujeito evocar e até reviver os acontecimentos traumáticos a que esses afetos estão ligados, e ab-reagi-los.