Dicion Rio De Termos Medievais
Ban
No começo da Idade Média, este termo designava o poder de comando do chefe militar.
Depois, o conjunto de poderes regalianos (de rei) que a partir do século X foi confiscado e explorado por grandes latifundiários: julgar, punir, tributar.
Banalidades
Taxas pelo uso do moinho, do lagar (onde se pisa a uva) e do forno, monopólios do senhor.
Charrua
A charrua é uma ferramenta agrícola, semelhante ao arado, que arranha a camada superior do solo, revolvendo a terra e trazendo para cima os nutrientes acumulados nas camadas inferiores. Sua adoção proporcionou um aumento na produção medieval de alimentos.
Corveia
Trabalho servil na reserva dominial. Trabalho gratuito, geralmente três dias por semana, fosse para o cultivo da reserva, fosse para serviços de construção, manutenção, transporte etc.
Dízimo
Décima parte dos rendimentos do cristão, que era entregue à Igreja.
Domínio
Propriedade agrícola medieval, herdeira da villa romana. Geralmente bastante extenso, o domínio não era contudo caracterizado por seu tamanho, muito variável no tempo e no espaço, mas por sua estrutura de funcionamento. Esta girava em torno da divisão da área em duas partes. A primeira, chamada na época de terra indominicata (ou de reserva senhorial pelos historiadores), era explorada diretamente pelo senhor.
Ali estavam sua casa, celeiros, estábulos, moinhos, oficinas artesanais, pastos, bosques e terra cultivável. A segunda parte era a terra mansionaria, ou seja, o conjunto de pequenas explorações camponesas, cada uma delas designada pelos textos a partir do século VII por mansus.
Feudalismo
Sociedade fortemente estratificada, fechada, agrária, fragmentada politicamente, dominada culturalmente pela Igreja. Nova ordem social que se implanta no Ocidente desde fins do séc X.
Feudo
A palavra deriva do germânico fehu, “gado”, com o sentido de “um bem dado em troca de algo”. Inicialmente, fins do século IX, o feudo era cedido pelo poder