Dicas para se escrever uma peça
1° PERSONAGENS: O autor precisa ter uma visão bem ampla de cada personagem, muito maior do que é falado ou mostrado em cena (isto é útil para a elaboração do texto, para a direção da peça e para o ator que vai interpretar).
Características sociais, emocionais e físicas:
1. Quem é?
a) Onde nasceu, como era a família?
b) como era o relacionamento com os seus?
c) Tamanho, peso, alguma deficiência?
2. Como ela vive?
a) Trabalha? Estuda? Onde e como mora?
b) Alegre ou triste? Ambicioso, esnobe ou modesto.
c) Saúde?
3. Qual o envolvimento dela com o tema (assunto)?
a) É um tema pelo qual ela é apaixonada?
b) É um tema que ela tenta evitar?
c) Ela é indiferente ao tema
4. Como ela se posiciona?
a) Tenta impor suas opiniões?
b) É briguenta, barraqueira?
c) Tranqüila e persistente?
d) Fica remoendo, mas não se expõe?
OBS: Estas perguntas ajudam a formar a personagem.
2° ANTES DE COMEÇAR:
PRA COMEÇAR: Comunhão com o Senhor, busca de orientação, direção, sabedoria… Esta parte é entre VOCÊ e ELE. AQUI, vou falar mais sobre a sua relação com a obra que quer criar. Para isto você vai precisar de paciência, persistência, dedicação, empenho, resignação…
FAÇA ANOTAÇÕES: Cada idéia que tiver, anote. Anote tudo, cenas, detalhes, adereços, personagens… Neste momento o material torna-se grande e confuso, mas faz parte da criação (diria até que é o começo do trabalho).
PERSONAGENS: O autor precisa ter uma visão bem ampla de cada personagem, muito maior do que é falado ou mostrado em cena (isto é útil para a elaboração do texto, para a direção da peça e para o ator que vai interpretar).
ESTRUTURA, RITMO E CLIMA: A peça teatral envolve os espectadores em uma história, mas para isso ela precisa estar bem estruturada. Observe se o ritmo é crescente ou decrescente, a velocidade que ele terá, veja se o clima que será proporcionado é o ideal.
OBS: Perguntas frequentes…
Quem estiver assistindo terá qual