dicas imobiliárias
Como comprar um terreno 100% legalizado
Temos o sentimento de que os apartamentos e as casa subiram muito de preço nos últimos anos, mas os terrenos não ficaram para trás.
Próximo aos grandes centros urbanos os lotes que representavam cerca de 15% a 25% do custo total de um empreendimento imobiliário, hoje pode chegar a 30% a 35% do custo total.
Quem investe em terreno apresenta um perfil muito diferente de quem investe em Casa, Apartamento, Galpões, Salas comerciais, pois estas pessoas buscam um rendimento mensal com a locação do mesmo. Para que compra um terreno como investimento, esta compra será vantajosa somente com a valorização do terreno.
É muito comum encontrarmos amigos ou familiares que ganharam muito dinheiro com a valorização de terrenos, um bom exemplo é no entorno da Grande BH principalmente no Vetor Norte que é hoje o que mais valoriza, temos exemplo de condomínios que estavam vendendo lotes as 40 mil reais em 2009 e hoje custam 250 mil.
Segundo o velho ditado popular, “Quem compra terra não erra”, bem isso não significa que você não tenha que tomar uma série de cuidados antes da compra propriamente dita, o principal risco é comprar um terreno com documentação irregular .
Antes de comprar um terreno o primeiro passo é solicitar do Corretor a Matrícula do Imóvel, nela estará contidas todas as informações básicas, ela garante ao comprador que aquele terreno não é fruto de uma ocupação irregular.
A Matrícula do Imóvel deve ter sido registrada no Cartório de Registro de Imóveis do município e é fornecida a todos os interessados, com este documento você elimina grande parte dos problemas de compra, pois nele já consta a origem da propriedade e de possíveis restrições legais.
Um outra informação muito importante é checar dentro do Município, que tipo de construção é permitida naquele terreno. A prefeitura ou município possui suas regras de lei de uso e ocupação do solo