Dicas de português
1. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto.
2. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente. Anote-as e procure o significado no dicionário, após a leitura.
3. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor.
4. Interpretar o que o autor escreveu e não o que você pensa.
5. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) do texto correspondente.
6. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafos, partes) do texto correspondente.
7. Deixar de lado opiniões pessoais, e se concentrar no que é cientifico, comprovado por estudiosos e autores.
8. Cada parágrafo trata de um assunto especifico que é parte de um assunto geral. Anotar o assunto especifico ao lado do parágrafo é uma boa forma de retomar a leitura por tópicos.
Dicas para uma boa redação: 1. Não utilize palavras que você não conhece bem. Não tente “falar difícil”, isso raramente funciona. Fale de acordo com seus conhecimentos, mas sem utilizar gírias, palavrões, linguagem da internet etc. 2. Só critique o que você pode fundamentar em teorias. Não utilize-se de “Eu acho...” “Acredito que...” Isso não é interpretação pessoal, é ACHISMO. 3. Cuidado com a repetição desnecessária de palavras. Troca-las por sinônimos pode funcionar. 4. Se não há mais o que dizer, não diga. “Encher linguiça” é perigoso, pode tirar o foco do seu texto, e torna-lo infundado e repetitivo. 5. Ao começar a discorrer sobre um novo argumento, uma nova ideia, utilize ponto final e não vírgula. Separe os períodos para que o texto não fique confuso. 6. Cuidado com concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deve estar. 7. Releia o seu texto quantas vezes achar necessário. Uma boa dica é se colocar no lugar de uma pessoa que não tenha lido o livro, e se perguntar: “Será que o leitor vai entender?” Vale pedir para um amigo ou parente ler o texto e dizer