Monografias
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
GRADUAÇÃO EM LETRAS/8º SEMESTRE
DISCIPLINA: ATIVIDADES DIVERSIFICADAS 6
TUTOR: FABIO PEREIRA COUTO
ALUNA: ELIZÂNGELA FARIAS VASCONCELOS
DATA: 10 DE OUTUBRO DE 2012. TAREFA 5
3.1. Por que o curso de Letras? Caro (a) aluna (a), neste momento do memorial, iniciaremos o percurso por sua vida acadêmica e a primeira parte de seu texto deve responder aos questionamentos a seguir: ü Por que e para que o curso de Letras?
Como atuo na educação á 14 anos, escolhi o curso de Letras para ter a minha primeira graduação, e quando fiz o vestibular, não me agradei dos outros cursos que foram ofertados pela Instituição. ü Como e por que ocorreu a escolha?
A escolha ocorreu pelo fato de não ter me agradado dos outros cursos, e me identifiquei com o curso de Letras por dar aulas de Inglês, mesmo o curso oferecido sendo só Língua Portuguesa. ü Você pensou em outros cursos antes? Quais?
Cheguei a pensar em Gastronomia, mas como tenho que ter uma graduação na minha área de trabalho, Letras foi a melhor escolha. ü Você atua como professor? Pretende atuar como docente?
Atuo como professora há 14 anos e pretendo continuar nessa área.
3.2. A criação do curso de Letras
As Primeiras Faculdades de Letras no Brasil
Antes da criação das primeiras Faculdades de Letras em São Paulo e no Rio de Janeiro, os principais estudiosos das línguas e das literaturas ensinavam nas escolas secundárias e sua formação linguística e literária era autodidata.
É importante ressaltar, portanto, a existência do primeiro Bacharelado em Letras no país inaugurado no Colégio Pedro II, cuja criação foi em 1837.
Tanto na Universidade de São Paulo, a partir de 1934, como na Universidade do Distrito Federal, a partir de 1935, foram convidados especialistas do exterior para dar início ao ensino superior nessas áreas de conhecimento.
De acordo com Anísio Teixeira (1989), a completa