dicas de manutenção
A empresa que eu trabalho é pequena, portanto, a manutenção é nos mesmos que fazemos. O tipo de manutenção que mais fazemos deve ser o tipo de manutenção corretiva mais cara, por que o patrão só deixa arrumar alguma coisa quando quebra e só compra as peças mais baratas que ele achar mesmo sendo de péssima qualidade, o que interessa pra ele é pagar barato na hora, não arruma peças gastas sempre espera quebrar, mesmo que isso possa quebrar outras peças.
A maioria das empresas não veem que gastar um pouco mais às vezes pode ser um lucro, com uma peça de qualidade poderia trabalhar mais tempo e recuperar o prejuízo.
2 Carlos Alberto Potter
Na empresa onde trabalho, tem um cronograma de paradas programadas para todo o respectivo mês, temos ao todo dez linhas de produção, minha função é avaliar alguns equipamentos e se necessário, requisitar peças e fazer a montagem de equipamentos se for o caso, para que no dia da programada o trabalho saia de forma mais rápida aumentando assim a eficiência para que tudo saia dentro do planejado. Então a dica que fica é que devesse estar sempre atento ao cronograma e nas avaliações dos equipamentos. Conversar sempre com o operador da linha ajuda muito, pois não devemos esquecer que é ele que esta maior parte do tempo na linha, e sabe se tem algo de errado na mesma.
Outra dica que posso sugerir é quanto à segurança, antes de iniciarmos o trabalho na linha de produção, isolamos a área com cone e fita zebrada, porque temos um trafego intenso de empilhadeiras, também não podemos esquecer-nos de usar óculos de proteção, capacete e protetor auricular.
Um bom planejamento pode ajudar a empresa e até o pessoal da manutenção, a empresa fica com a linha de produção menos tempo parada e o pessoal da manutenção tem tempo de se planejar.
3 Ronaldo Antônio Marques
O próprio nome diz manutenção, manter funcionando, produzindo, e cabe aos manutencistas cuidar dessa parte nas empresas.
Eu já realizo isso já faz muito