A importância do alongamento e da flexibilidade
Basicamente, o que devemos entender sobre alongamento e flexibilidade é que, o alongamento visa à realização abrangente das articulações com a mínima restrição possível e a flexibilidade busca minimizar o risco de haver lesões, tornando a atividade física melhor, com movimentos mais harmônicos e lhe dando a sensação de liberdade em sua vida diária.
O porquê de as pessoas se preocuparem em se exercitar é o fato de que com o envelhecimento vem à perda de flexibilidade, podendo assim, aumentar o risco de lesões com simples movimentos. Os motivos disso são o aumento da densidade na cartilagem e nos tecidos ao seu redor, a perda de elasticidade nos músculos, e o desenvolvimento de patologias do aparelho locomotor, dificultando o movimento articular, consequentemente, diminuindo a flexibilidade.
As artes marciais são ótimas maneiras de se alongar e flexionar, assim como a natação, vôlei, ciclismo, tênis, entre outros. Nas horas de lazer procuro praticar a dança, mas sempre alongando antes.
Se pararmos para notar, praticamos o alongamento em coisas simples, por exemplo, quando espreguiçamos, ou tentamos pegar algo que não está ao nosso alcance, coisas simples que com o envelhecimento vai se tornando mais limitadas de se fazer. Por isso jamais devemos deixar de se importar com isso, já que as consequências virão futuramente quando provavelmente será tarde demais.