diamante de sangue
A caçada de Solomon e Danny pelo diamante é bastante interessante. Mostra de forma eficaz como o Mundo dá valor ao dinheiro, não se importando de que forma ele é adquirido .
Pois uns matam os outros sem a menor cerimônia nessa busca pelo "maior diamante rosa já visto". Os motivos são distintos: Danny busca a pedra para quitar dívidas e conseguir sair do continente. Solomon espera, através da pedra (que ele mesmo achou quando era um prisioneiro e escondeu após ser quase descoberto) reencontrar sua família que está desaparecida após a invasão da Força Unida Revolucionária
(FRU) que tem como objetivo tomar o poder de Serra Leoa, e para financiar a guerra com o governo, trafica diamantes tirados da população escravizada.
Obrigando o seu povo a trabalhar como escravos os separando de suas famílias e os tratando com crueldade, pensando apenas em interesses próprios. Além de matar pessoas inocentes e mutilar os sobreviventes, os deixando incapacitados.
Mas em meio a tanta desgraça o filme mostra uma casa mostra uma casa com crianças refugiadas que sobreviveram ao ataque dos “irmãos” da FRU, mas que ficaram com sequelas irreversíveis como as mutilações e problemas psicológicos.
Pois Isso demonstra que mesmo em meio a tanto sofrimento é possível recomeçar, através da bondade de pessoas que procuram minimizar as dificuldades decorridas. Isso também