Dial Tica Um Debate Onde H Ideias Diferente
A dialética também é uma maneira de filosofar, e seu conceito foi debatido ao longo de décadas por diversos filósofos, como Sócrates, Platão, Aristóteles, Hegel, Marx, e outros. Dialética é o poder de argumentação, mas também pode ser utilizado em um sentido pejorativo, como um uso exagerado de sutilezas.
A dialética propõe um método de pensamento que é baseado nas contradições entre a unidade e multiplicidade, o singular e o universal e o movimento da imobilidade.
"Aos poucos, passou a ser a arte de, no diálogo, demonstrar uma tese por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão.".
O movimento da matéria é comum a todos os fenômenos da natureza. Mas no que consiste esse movimento? É uma contradição evidente. Se alguém lhe perguntar se um corpo em movimento está em um local em um dado momento, você não será capaz, mesmo que com a melhor vontade do mundo, responder a essa pergunta de acordo com a regra lógica de Ueberweg, isto é, de acordo com a sentença "Sim é sim, e não é não". Um corpo em movimento está em um local, ao mesmo tempo em que não está lá. Nós só podemos considerá-lo de acordo com a sentença "Sim é não, e não é sim". Esse corpo em movimento apresenta-se, portanto, como um argumento irrefutável a favor da "lógica da contradição"; e quem está relutante em aceitar essa lógica será forçado a declarar, junto com Zeno, que o movimento é apenas uma ilusão dos sentidos.