Diagrama - Propriedades periodicas
Materiais e Reagentes
Parte I – Propriedades Redutoras dos Metais
Pinça
Espátula
Papel de filtro
Cápsula de Porcelana
Proveta Água destilada
Fenolftaleína (indicador ácido-base)Tubo de ensaio Água destiladaSódio (Na)Magnésio (Mg) Alumínio (Al)
Parte II – Caráter Oxidante dos Halogênios
-Tubo de ensaio
-Pipeta graduada
-Pipetador
-Solução de brometo de sódio (NaBr)
- 0,1 mol/L Heptano (solvente orgânico) Cl(água de cloro) Solução de iodeto de sódio (NaI) (0,1 mol/L) I (água de iodo)
Parte I - Propriedades redutoras dos metais
Sódio
1- Foi introduzida na cápsula de porcelana 10 mL de água destilada e adicionadas 3 gotas de fenolftaleína. Posteriormente observou-se a coloração da fenolftaleína na água.
2- Com cautela removeu-se um pequeno pedaço de sódio do recipiente, utilizando uma pinça, e colocamos sobre um pedaço de papel filtro, com cautela, para tentar evitar o máximo possível, uma reação indesejada do sódio.
2- Com uma espátula retirou-se um pequeno fragmento do sódio e observamos um brilho temporário na superfície recém-cortada.
4-Adicionou-se o fragmento de sódio na cápsula de porcelana contendo a solução de agua e fenolftaleína. Observou-se a coloração da solução.
Magnésio
1-Em um tubo de ensaio colocou-se 2 mL de água destilada e adicionou 3 gotas de fenolftaleína. Observou-se a coloração da fenolftaleína na água.
2-Colocou-se um pedaço de Mg no tubo de ensaio contendo a solução de fenolftaleína e H2O. Após um curto período de tempo pode-se observar a reação
Alumínio
1-Em um tubo de ensaio colocou-se 2 mL de água destilada e adicionou 3 gotas de fenolftaleína. Observou-se a coloração da fenolftaleína na água.
2-Adicionou-se ao tubo de ensaio com a solução um pedaço de Al. Após um curto período de tempo (5 min) pode-se observar a reação.
Parte II - Caráter oxidante dos halogênios
Obtenção do Bromo