Diagrama de classe de uml
O diagrama de classes é um dos treze modelos gráficos da linguagem UML. A apresentação desse primeiro modelo é feita antes da apresentação da linguagem UML. Ocorre que modelagem com diagrama de classes corresponde ao resultado do esforço mais primitivo de geração de modelos gráficos que descrevem um programa orientado a objetos, isto é, as classes com sua estrutura e os relacionamentos entre classes. É a alternativa mais rudimentar para descrever os elementos de um programa orientado a objetos de forma mais legível que aquela presente na implementação. Notações diversas de análise e projeto apresentam algum tipo de diagrama de classes. Assim, a apresentação do diagrama de classes de UML é quase uma continuação da discussão dos elementos de um programa orientado a objetos.
O modelo é focado na modelagem de tempo de desenvolvimento – isto é, não é adequado para descrever tempo de execução, o que é o ponto de vista de outros modelos de UML, tratados na segunda parte desta disciplina. O diagrama de classes tem a capacidade de modelar os elementos de um programa orientado a objetos em tempo de desenvolvimento, isto é, as classes com seus atributos e métodos. Tem, porém a capacidade de modelar os relacionamentos entre classes de forma mais explícita que aquela do código.
A apresentação do diagrama de classes não pretende reproduzir o conjunto de informações contido na especificação de UML, publicada pelo OMG (OMG,c). De fato, o diagrama de classes, assim como ocorre com outros diagramas de UML, se presta a estilos de modelagem diversos. A intenção é destacar os elementos considerados mais importantes pelo autor, negligenciado aqueles considerados menos relevantes – tendo claro que a especificação de UML é acessível sem custo, no site do OMG, a quem necessitar de outras informações a respeito dos elementos sintáticos do diagrama de classes ou de outros diagramas. A ênfase de modelagem orientada a objetos que se busca privilegiar é