diagrama de atividades
Diagrama de Atividades
Janiel Alves
Linhares-ES 2014
Diagrama de Atividades
Apresenta de forma lógica a execução das operações de um sistema, tem com propósito focalizar um fluxo de atividade que ocorrem internamente dentro de um período de tempo, mostra o fluxo de execução de um caso de uso. Um diagrama de atividades para um caso de uso explica como o ator interage com o sistema para realizar o objetivo do caso de uso, incluindo regras, informações trocadas, decisões tomadas e produtos de trabalho criados.
O diagrama de atividades é utilizado para modelar o aspecto comportamental de processos. Em seu aspecto mais simples, um diagrama de atividades pode ser confundido com um fluxograma. Entretanto, ao contrário de fluxogramas, os diagramas de atividades UML suportam diversos outros recursos.
Diagramas de atividades modelam aspectos dinâmicos dos sistemas, e nessa característica reside sua maior qualidade: versatilidade. Como é um conjunto de notações destinado a representar fluxos de controle, sua utilização não se restringe ao âmbito computacional, estendendo-se deste ao âmbito organizacional.
Ação
Uma ação representa um passo elementar de uma atividade, ou seja, um passo que não pode ser decomposto dentro de uma atividade. Uma atividade representa um comportamento que pode ser composto por ações ou outras sub-atividades. Uma ação pode ter um conjunto de arcos de entrada e de saída, que especificam o fluxo de controle e de dados. Uma ação não inicia sua execução até que todas as suas condições de entrada sejam satisfeitas. Somente quando uma ação é terminada que a ação subsequente fica habilitada.
Atividades
Atividades podem ser representadas por sequências de ações e também de sub-atividades. Dessa forma,