Diagnóstico Social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Diagnóstico do Município de Ipatinga................................................................6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.
O indicador social tem importante função exploratória no diagnóstico de situações concretas, na definição de metas prioritárias e no direcionamento das ações contínuas, na medida em que, com o uso constante de indicadores adequados, estes oferecem informações concretas para o conhecimento da realidade. Os indicadores sociais nos proporcionam ver claramente o processo de desenvolvimento e subdesenvolvimento de uma dada realidade, objetivando a superação de situações socioeconômicas, aproveitando potencialidades regionais como componentes de desenvolvimento das ações sociais.
Tendo em vista a necessidade de análise dos aspectos sociais, surgem os indicadores sociais que são uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando à formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas. São por meio desses dados que o governo elabora a melhoria na qualidade de vida da comunidade. A construção de indicadores amplos, como o Índice de Desenvolvimento Humano ou as Metas do Milênio, possibilita comparabilidade internacional, estimulam