Diabetes
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE FARMÁCIA
DIABETES MELLITUS
Alunos: Emerson Werneck Kizzy Alves Kledson Barros Raiza Raquel Rosangela Soares Marcelo José Tayane Duarte
São Gonçalo, RJ.
2011.
Introdução
Esta pesquisa tem como objetivo esclarecer sobre o Diabetes Mellitus, uma enfermidade causada pelo aumento e/ou diminuição da quantidade de glicose no sangue. Para entender melhor o Diabetes, é preciso conhecer a função da glicose e da insulina no organismo. Veremos no texto a seguir.
Diabetes Mellitus
Fisiopatologia
O Diabetes Mellitus é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Como consequência, a glicose não é apresentada adequadamente pelas células provocando sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais (70-126 mg/dl). A glicose é quem gera energia para o organismo funcionar, mas isso só ocorre se houver insulina. Portanto a função da insulina é garantir a entrada da glicose nas células. Quando o indivíduo se alimenta ingere-se vitaminas, proteínas, sais minerais e glicose (açúcar). Essa glicose é absorvida no intestino, entra na corrente sanguínea e com a ajuda da insulina, penetra nas células para produzir energia e assim garantir o funcionamento do organismo. Existem algumas formas ou tipos de Diabetes, sendo os mais conhecidos do tipo I e do tipo II, no entanto existem ainda outros tipos como a gestacional, o provocado pelo uso de alguns medicamentos ou por doenças do pâncreas (tumores, etc.).
Tipos de Diabetes
Tipo I
É o tipo de diabetes onde ocorre a destruição das células do pâncreas que produzem insulina. Seu aparecimento se dá de forma abrupta em crianças, adolescente e adulta jovem. O início dos sintomas é súbito e sua evolução clínica é rápida, podendo levar ao coma hiperglicêmico em poucos dias. É o chamado diabetes insulinodependente, pois